TI: A próxima onda

24/12/2014 07:29

 

A tecnologia é uma das áreas que mais sofre mudanças atualmente, o avanço tecnológico e as novas descobertas são grandes responsáveis por todo este um mercado competitivo e sempre com algumas novidades. É também por isso que, muitas vezes, os profissionais dessa área são muito procurados no mercado de trabalho e, consequentemente, são também os mais valorizados.

O termo TI, ou Tecnologia da Informação, é também a evolução do que conhecíamos muito antes como computação e depois como informática. A área vive com imensas ondas que são superadas com a mesma velocidade com que aparecem – foi assim com a Rede, com o Data Center e com a Internet, essas ondas evoluíram de uma tal maneira que hoje esses conceitos são conhecidos e disseminados sem muitos problemas.

Mas, afinal, o que é TI?

A tecnologia da Informação, ou TI como costumamos chamar, é um conjunto de soluções e atividades criadas por qualquer recurso de computadores que proporcionam gerenciamento, armazenamento, uso da informação e acesso, além de outras definições mais complicadas de elaborar.

Aos profissionais da área cabem as funções de implementar, desenvolver e também atualizar todas as novas soluções e tecnologias que aparecem no mercado. Mas cabe entender que as áreas presentes no TI são tantas que, muitas vezes, os profissionais se especializam em uma única função, como banco de dados, redes, desenvolvimentos, segurança, infraestrutura e tantas outras.

As ondas que invadem a área de TI são sempre revolucionárias e, muitas vezes, mudam completamente o modo como vemos a área na qual elas aparecem, foi isso que aconteceu, por exemplo, quando as máquinas imensas e pesadas deram lugar aos computadores mais leves, quando a internet surgiu e ligou remotamente dois computadores que se encontravam distantes geograficamente, quando a transmissão de dados foi feita por nuvem, quando os data centers facilitaram o fluxo de dados de maneira inovadora – e, a cada ano, a novidade é uma.

A nova onda da Tecnologia da Informação

A nova onda na área de TI é complexa e ainda será muito explorada: a Internet das Coisas ou Internet of Things. Ela veio para fazer algo que nos parecia impossível há cinco ou 10 anos atrás, sua intenção é a de fazer com que objetos inteligentes possam interagir entre eles, usando, para isso, a internet.

Eles trocam informações e poderão, assim, facilitar muito a vida de quem os possui. Por exemplo, pense que com o seu celular poderá conversar com sua geladeira e saber se está faltando algum alimento. Com essa informação, ela poderá comprar os alimentos pela internet e você receberá tudo em casa e sem precisar se preocupar. Não parece futurista? Mas a verdade é que isso está cada vez mais perto de ser a realidade de milhões de pessoas.

A tecnologia funciona por meio de RFID, ou rádio frequência, portanto os leitores de RFID conectados à internet poderão ler as ondas emitidas pelos aparelhos inteligentes, trocar e acessar informações básicas. Essa tecnologia será empregada não apenas nos celulares e tablets, porque eletrodomésticos, eletrônicos, carros e computadores poderão revolucionar o modo como você enxerga as coisas, em pouquíssimo tempo...

 

 


Fonte: www.allanisnetworks.com